quinta-feira, 19 de abril de 2007

Tipos de Gráficos

Os três tipos de gráficos mais utilizados nas análises técnicas são:

  1. Gráficos de Linha (Line Chart);
  2. Gráficos de Barra (Bar Char);
  3. Gráficos de Vela (Candlestick Chart).


Gráficos de Linha


Os gráficos de linhas são gerados a partir do preço de fechamento projetando uma linha até o próximo preço de fechamento. É possível ver no geral nos gráficos de linha o movimento de do preço de um par de moedas durante um período (oscilação/variação).

Veja um exemplo na Figura 1 uma visão geral usando gráficos de linha no par GBP/JPY:


Figura 1

Gráficos de Barra

Os gráficos de barra também se baseam em mostrar os preços de fechamento, porém ele possui uma melhor eficiência na leitura pois também em sua forma mostra os preços de abertura (OPEN), fechamento (CLOSE) assim como o menor preço (LOW) e o maior preço negociado (HIGH) dentre aquele período. Veja o exemplo abaixo na Figura 2.1 numa visão do par GBP/JPY:

Figura 2.1


Veja a seguir como funciona a visualização e compreensão de um gráfico de barra e suas propriedades (Figura 2.2):

  • OPEN: Preço de Abertura;
  • CLOSE: Preço de Fechamento;
  • HIGH: Maior preço negociado;
  • LOW: Menor preço negociado.

Figura 2.2

Gráficos de Vela

Os gráficos de vela possuem as mesmas propriedades e leitura dos gráficos de barras, visto acima, porém com uma diferente representação gráfica (Figura 3.1).

Figura 3.1

A linha fina que se encontra entre OPEN e LOW, CLOSE e LOW, OPEN e HIGH, OPEN e LOW são denominadas de sombras, sombra superior entre CLOSE e HIGH num candle de corpo opaco e sombra inferior entre OPEN e LOW. No candle de corpo preenchido denominados sombra superior entre OPEN e HIGH e sombra inferior entre CLOSE e LOW.

Nenhum comentário: